Fórum iFactory
Seja um membro do Fórum iFactory!
Clique em "Registrar" ou faça o "Login" caso já seja um membro.
Participe do mais novo fórum de informática, games e design!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum iFactory
Seja um membro do Fórum iFactory!
Clique em "Registrar" ou faça o "Login" caso já seja um membro.
Participe do mais novo fórum de informática, games e design!
Fórum iFactory
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Matéria] Road & Track - Need for Speed

Ir para baixo

[Matéria] Road & Track - Need for Speed Empty [Matéria] Road & Track - Need for Speed

Mensagem por Sonic 20/10/2010, 13:55

Simular a direção de alguns dos carros mais desejados do mundo e fugir da polícia foram os segredos para o sucesso da série

[Matéria] Road & Track - Need for Speed 1270526A6CF976EC56C2E6942A961
Acelerar uma Ferrari não é algo que muitos podem fazer na vida real. No Brasil é algo que consome valores acima de R$ 1 milhão. Mas dirigir uma máquina da montadora italiana se tornou um sonho bastante acessível aos gamers com o lançamento da série “Need for Speed” em 1994 para o eterno 3DO.

O game reunia características massivas para concorrer com as séries de corrida da época, como “Cruis’n USA” e games baseados em competições (Fórmula 1, por exemplo). Mas seu concorrente maior era certamente a série “Test Drive”, da Accolade, um dos poucos ‘simuladores’ que permitiam a experiência de conduzir carros-esporte de marcas reais.
[Matéria] Road & Track - Need for Speed 329836D47420CC56FF35C4A4E255
Auxílio profissional

Para fazer um jogo com os detalhes mais precisos possíveis a Electronic Arts recebeu o auxílio técnico e empírico dos profissionais da revista automotiva “Road & Track”, uma publicação americana com mais de 60 anos em atividade. Naturalmente, a força de tantas marcas fortes deram ao game uma repercussão grandiosa na época que foi lançado.

A ajuda dos jornalistas contribuiu para se obter as características reais de peso, tração, aceleração e até velocidades finais. Lamborghini Diablo, Chevrolet Corvette, Porsche 911 Carrera, Ferrari Testarossa, Acura NSX, Mazda RX-7, Dodge Viper e Toyota Supra; todos os oito sonhos sobre quatro rodas disponíveis no game, inclusive com seus detalhes internos perfeitamente reproduzidos.
[Matéria] Road & Track - Need for Speed 56141E35BE9995F49936893BECB79
O sonho de pilotar grandes máquinas

E claro, como manda a tradição na EA, a produtora tratou de buscar a exclusividade no uso de modelos da Ferrari e também da alemã Porsche. Ou seja, nos anos 1990, se você quisesse pilotar um desses ‘milagres da engenharia e do design’ teria que jogar “Need for Speed” ou desembolsar caminhões de dinheiro!

Mas grande parte do destaque do primeiro game da franquia estava na simplicidade da proposta: corra, vença, ganhe dinheiro e compre melhores veículos para continuar no topo. Apesar de simples, no asfalto tudo se tornava mais sério, com os detalhes particulares de cada carro fazendo a diferença nas corridas. Era o máximo que um game conseguia simular na época.
[Matéria] Road & Track - Need for Speed EDF9F0788A1A18C8F08A4844E1
“Polícia para quem precisa...”

Outro ponto importante, talvez decisivo, era a presença da polícia. “NFS” colocava veículos caríssimos numa corrida por cenários urbanos e você achava que ninguém ia prestar atenção? Pois bem, se a força policial alcançasse seu carro era multa. Após três multas era prisão, fiança e todo aquele ritmo já visto em outros títulos da EA como “Road Rash” e “Skitchin’”.

Ainda bem que no primeiro “NFS” os tiras não possuem carros tunados ou máquinas velozes. São apenas os veículos da frota, que milagrosamente te alcançavam em alguns momentos na estrada. Mas eram apenas detalhes que tornavam a jogabilidade interessante e serviam para justificar o cenário de corrida de rua.
[Matéria] Road & Track - Need for Speed DDBEB58D9B2628AC3566559A21F8
Mimos para aficionados

“Need for Speed” era um game de simulação, mas em alguns momentos o melhor a fazer era sentar, relaxar e curtir os vídeos de cada uma das máquinas do jogo. Os vídeos também contaram com a colaboração da revista “Road & Track” e faziam o game valer cada centavo, principalmente para os amantes da velocidade. Tudo era embalado por uma trilha sonora que misturava Techno e rock, no intuito de agradar a gregos e troianos.

O game foi o primeiro passo da série que conhecemos até hoje e que já primou pela simulação, depois pela experiência de corridas mais descompromissada e arcade, incluiu a cultura do tunning, dos rachas e depois voltou à simulação. Independente da sua preferência em jogos de corrida, é certo que você já jogou algum “NFS”. A EA certamente agradece, já que isso possibilitou a eles comprar Ferrari e Lamborghini de verdade!

Fonte: MSN Jogos
Data: 20/10/2010
Sonic
Sonic
Administrador
Administrador


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos