Fórum iFactory
Seja um membro do Fórum iFactory!
Clique em "Registrar" ou faça o "Login" caso já seja um membro.
Participe do mais novo fórum de informática, games e design!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Fórum iFactory
Seja um membro do Fórum iFactory!
Clique em "Registrar" ou faça o "Login" caso já seja um membro.
Participe do mais novo fórum de informática, games e design!
Fórum iFactory
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Matéria] E.V.O. – Search for Éden

Ir para baixo

[Matéria] E.V.O. – Search for Éden Empty [Matéria] E.V.O. – Search for Éden

Mensagem por Sonic 11/11/2010, 13:42

Direto do SNES, um game que escondia sua ambição em mecânicas simples, mas previu ‘Spore’ e até ‘Pokémon’

[Matéria] E.V.O. – Search for Éden DA4CC7C85E7A8DCB5106321E3D4E
Quem jogou “Spore”, criado pelo designer Will Wright, provavelmente considerou o game revolucionário, com sua mecânica que focava na evolução das criaturas. Jogadores mais velhos, no entanto, que esbarraram com “E.V.O. – Search for Éden”, para SNES, lançado em 1992 pela Enix, em alguma prateleira empoeirada de locadora, sabem que essa ideia não é de hoje.

“E.V.O.” é um ambicioso game que tem como mecânica principal a evolução de espécies para que o jogador possa se tornar mais forte e capaz de derrotar os inimigos. O título narra a história da evolução da vida na Terra, com diversas licenças poéticas e elementos fantásticos. Na trama, as criaturas precisam evoluir e competir entre si. A vencedora entra no Jardim do Éden, recebe o dom da inteligência e a mão de Gaia para casamento.
[Matéria] E.V.O. – Search for Éden 36CBA8B0EF84761825D169F96D48
Darwinismo no Super Nintendo

O jogo se passa em vários cenários diferentes, que representam de forma simples, as eras geológicas da Terra. O jogador, no período devoniano (conhecido como o ‘mundo antes da terra’), assume o papel de um peixe. No período jurássico – a era dos dinossauros – o jogador se vê no controle de um dinossauro. Os inimigos do game são criaturas que sofreram mutações por comerem cristais que aceleram sua evolução. Os cristais são um presente dos marcianos, que tentaram acelerar o desenvolvimento da Terra.

O grande diferencial de “E.V.O.” é que o jogador controla o progresso de sua criatura e, por consequência, direciona sua evolução. Com os Evolution Points obtidos ao se matar um inimigo ou comer vegetais do cenário, é possível modificar partes do corpo do animal, adicionando chifres, mandíbulas fortes e com dentes afiados, placas de armadura corporal, entre muitas outras possibilidades.

Isso reveste a jogabilidade, que é meio rasa, com uma profundidade RPG, ainda que muito acessível. Outra novidade é a ausência de um sistema de Game Over, apenas uma dedução de EVO Points, que penaliza o jogador.
[Matéria] E.V.O. – Search for Éden 4EFAD37BCC5E70D182EEE67456AF9C
Feio, mas arrumadinho

Os gráficos são medianos para a época do Super Nintendo. As texturas são bastante pixeladas e a paleta de cores não é exatamente exuberante. Mesmo assim, as criaturas acabam vencendo pelo design carismático, mais do que pela quantidade de pixels ou texturas do game. As animações também são fracas, mas a interface é minimalista e eficiente.

A trilha sonora marcou o debute de Koichi Sugiyana, conhecido pelas trilhas da série ‘Dragon Quest’, da Enix, para um console com 16 bits. As músicas têm climas distintos e definidos, da relaxada “Amphibian Land” à atmosférica “Sea Tunnel”, passando pela melancólica “Sorrow”, que acabou em uma versão orquestrada, ao lado de algumas outras faixas, pelas mãos da Orquestra Filarmônica de Tóquio, no fim de 1992.
[Matéria] E.V.O. – Search for Éden BC7D203E936B21FFBB5DA97B4B5F0
Um clássico Cult

O game foi recebido, na época de seu lançamento, como um híbrido de RPG e a ação medíocre pelas principais publicações da época, que citaram a jogabilidade repetitiva e rasa e os gráficos medíocres como obstáculos que aleijavam um jogo essencialmente inovador.

Em críticas mais recentes, “E.V.O. – Search for Eden” foi valorizado por sua carga de inovação, apesar de suas limitações de produção. Ao criar um sistema sem Game Overs, “E.V.O.” abriu caminho para jogos casuais, ou com modos alternativos de punição. Com as criaturas esquisitas e que evoluem para fortalecerem, de certa forma, previu Pokémon. E com suas mecânicas evolutivas, é praticamente um antecessor espiritual de “Spore”.

Friamente, “E.V.O.” tinha lá seus problemas gritantes mesmo, e não tinha como se comparar com os grandes games do SNES, um console que produzia clássicos em escala industrial.

Mas, com suas mecânicas evolutivas e saídas criativas para encarar o fracasso do jogador, acabou por se tornar um profeta da indústria de videogames e antecipou diversas mecânicas. Assim como a evolução, é cheio de desvios e “experimentos” fracassados, mas “E.V.O.” fez os games, de alguma forma, dar um passo à frente.

Fonte: MSN Jogos
Data: 11/11/2010
Sonic
Sonic
Administrador
Administrador


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos